Digite e encontre neste blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

RESPOSTAS JOVENS E OBREIROS - 21 DE JANEIRO DE 2012

PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS – 21jan12
ASSUNTO: JESUS, O ÚNICO MEDIADOR
TEXTO: MATEUS 20:1-16

No estudo anterior encontramos vários textos que identificam o Senhor Jesus como Único Mediador.
  1. É possível identificar na parábola dos trabalhadores na vinha a condição do Senhor Jesus como Único Salvador? Comente.

 (Textos extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

INTRODUCAO:
1.       Em estudos que temos feito sobre a identificação do Senhor Jesus nas Escrituras, temos encontrado as formas variadas e inúmeras com que elas têm testificado dEle, tanto no Velho Testamento quando no Novo Testamento.
2.       As representações do Senhor Jesus nas figuras apresentadas pela Bíblia abrangem todas as suas atribuições, seja rei, profeta, sacerdote (mediador) e homem.
3.       Na atribuição de mediador, podemos encontrar um número incontável de figuras e textos bíblicos que identificam o Senhor Jesus, como único mediador; um exemplo disso vemos  na parábola dos trabalhadores na vinha, na condição de ÚNICO SALVADOR.

(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO):

  1. SIM, É POSSÍVEL ENCONTRAR NA PARÁBOLA DOS TRABAHADORES NA VIDA, O SENHOR JESUS NA CONDIÇÃO DE ÚNICO SALVADOR:

  1. O PAI DE FAMILIA – O PAI
Verso 1 – “Porque o Reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha”.

  1. UM DINHEIRO POR DIA – JESUS, O FILHO, COMO ÚNICO SALVADOR
Verso 2 – “E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha”.
Verso 7 – “Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha erecebereis o que for justo.
Verso 15 – “Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom”?

  1. O MORDOMO DO SENHOR DA VINHA – O ESPIRITO SANTO
Verso 8 – “E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o salário, começando pelos derradeiros até aos primeiros”.

Comentário:
Esta parábola fala de um tempo que transcorre ao longo das horas de um dia de 12 horas. Ainda de madrugada, antes de o dia nascer, nos planos do Pai, nós já estávamos contratados para trabalharmos na Sua vinha, ou seja, na Sua Obra. A eleição é profética. A madrugada ali foi o momento que antecedeu o inicio da primeira hora do dia. O salário ajustado com os trabalhadores consistia em uma só salvação, um só salvador, por isso “um dinheiro”. Fomos contratados por um só salvador, pelo preço de uma só salvação.
Um dinheiro ou “denário” era o salário que se pagava a um trabalhador pela jornada de trabalho de um dia.

As expressões: “Porque ninguém nos contratou” e “Disse-lhes ele: Ide também vós para a vinha” apontam Jesus como o Senhor e dono da vinha, e que é o único que tem o salário suficiente para atender a tudo o que o trabalhador da vinha precisa, pois foi ele que pagou o alto preço.

Ócio = inatividade, preguiça = situação do homem fora da vinha (da Obra).
Assalariar = dar emprego por salário = Salvação (Romanos 6:23 – “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”) – Jesus é o dom gratuito, pois o salário que recebemos da Sua salvação foi ele quem pagou com a sua própria vida.

A vinha = uma plantação de videiras = a Obra
A praça: a religião

A ociosidade: “Outros que estavam ociosos” – A situação que o homem vive hoje fora da Obra é de total ociosidade, inativo, ou seja, parado à beira do caminho. A preguiça é resultante da acomodação com este mundo.

“Ninguém nos assalariou” – O homem não encontra no mundo quem possa dar-lhe salvação,a não ser em Jesus, pois Pedro diz em Atos 4:12 – “Em nenhum outro há salvação...”

“ninguém nos assalariou.” Há muitos pagando altos salários em termos de bens materiais para a realização do trabalho de suas próprias vinhas, ou seja, seus interesses. Eles trabalham para receber o salário. E se não foram bem pagos reclamam com os seus assalariadores.
Mas nós, na Obra do Espirito Santo, somos assalariados para atender aos interesses do Senhor da vinha, por isso nós trabalhamos, não para receber, mas porque já recebemos o salário. Recebemos tão bem que até nos tornamos devedores para com aquele que nos assalariou.

“Ide Vós Também para a vinha” – Aqui Jesus mais uma vez se revela como o único salvador, pois sendo a vinha do Pai, ele como o Filho, o herdeiro, é quem pode assalariar trabalhadores para essa vinha.

“E recebereis o que for justo” – O grande prêmio, a tão grande salvação, que é dada àquele que está na vinha, para aquele que realiza a Obra na direção do Espírito Santo.

  • “...Ide vós também para a vinha...” = Estávamos também ociosos, sem trabalhar na vinha (obra), nem mesmo a conhecíamos, para estarmos na vinha e trabalharmos nela era preciso encontrar-se com o Senhor da vinha, isso representa o encontro com Jesus, uma oportunidade dada para conhecermos a Obra e desfrutarmos dos benefícios de estarmos nela. Ide vós também é que porque outros já foram e hoje já desfrutam dos resultados desse trabalho tão maravilhoso.
·         “...e recebereis o que for justo.” = O compromisso do Senhor Jesus, a salvação é o pagamento que recebemos pelo trabalho na Obra. A justiça de Deus consiste numa só salvação e esta através de um único salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Quem poderia pagar o preço? Quem poderia nos assalariar? Somente Jesus, por que Ele é o dono da vinha, e isso porque pagou o preço com sua vida, com seu sangue.

Ninguém nos assalariou=> trabalhar na vinha do Senhor é uma experiência pela qual nenhum homem pode dar o pagamento a outro; ninguém poderia nos dar esse salário, somente Jesus.

O homem que não foi assalariado por Jesus é improdutivo, não rende nada para o reino de Deus. Eu pergunto: Por quem você está sendo assalariado? Qual é o seu interesse em trabalhar na vinha, ou seja, na Obra do Senhor? O que você quer ganhar com isso? Qual é o seu preço, meu irmão?

Conclusão:
Estamos no momento do acerto de contas (verso 8) a última hora, em seguida virá a noite, quando ninguém pode mais trabalhar. (João 11:9). Esta é a undécima hora e antes de iniciar essa ultima hora o mordomo, o Espirito Santo faz o acerto de contas. É nesse momento que se conhece quem são os primeiros e os derradeiros.
Os derradeiros são aqueles que trabalham após Jesus, ou seja, trabalham para fazer a vontade de Jesus de acordo com o plano de trabalho estabelecido por Ele. Mas os primeiros são aqueles que na sua auto-suficiencia, querem ser mais do que os outros, pois trabalham somente para fazer a sua própria vontade e atender aos seus próprios interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário