Digite e encontre neste blog

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ESTUDO PARA C.I.A - 21 E 22 DE JANEIRO DE 2012

TEMA GERAL: OS MILAGRES DE JESUS NO EVANGELHO DE JOÃO E LUCAS

2ª AULA: Tema: COMO SOMOS SALVOS: PALAVRA, FÉ E GRAÇA.

Assunto da 2ª. Aula:A cura do filho de um nobre – João 4:46 a 54  – FÉ

“E havia ali um nobre, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum. Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte. Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis. Disse-lhe o nobre: Senhor desce, antes que meu filho morra. Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu”. João 4:46 a 54

REVISÃO DA AULA ANTERIOR

Na aula passada nós vimos que Jesus foi com sua família e seus discipulos a uma festa de casamento. Naquele casamento houve um problema: faltou o vinho, mas Jesus tinha sido convidado, ele estava lá e realizou o milagre da transformação de água em vinho dando o melhor vinho. O vinho representava a alegria da festa.
Devido a tantas lutas que enfrentamos durante a nossa vida, pode faltar a alegria (o vinho), mas nós devemos sempre convidar Jesus para estar presente conosco, porque ele não vem a nós se não o aceitarmos. Ele não força ninguém a servi-lo, mas nós temos que convidá-lo para estar presente no nosso dia a dia.

Nós somos salvos porque antes éramos como aquelas talhas vazias, mas agora fomos cheios de água, ou seja, ouvimos a Palavra e aceitamos Jesus em nosso coração e o Espírito Santo, o vinho que alegra o coração do homem, nos enche de alegria e de vida eterna.

DESENVOLVIMENTO DA SEGUNDA AULA

Nesta segunda aula vamos ver outro milagre do Senhor Jesus.
“Segunda vez foi Jesus a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. E havia ali um nobre, (oficial do rei) cujo filho estava enfermo em Cafarnaum. Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte”. João4:46, 47
Jesus falou com ele: “Se não virdes sinais e milagres não crereis”. Mas o nobre disse: “Senhor desce antes que meu filho morra”. E Jesus lhe disse: “Vai, o teu filho vive”.- João 4:48 a 50
Aquele nobre creu nas palavras de Jesus “vai, o teu filho vive!” E no mesmo instante desceu e quando chegou em casa, seus servos sairam ao seu encontro trazendo boas notícas: “seu filho vive”. E o homem perguntou: a que horas aconteceu a sua cura? Às sete horas. Exatamente no momento em que ele intecedeu por seu filho junto a Jesus.
APLICAÇÃO:

Nobre homem quer dizer: aquele que faz parte da nobreza, famílias importantes de reis.
No sentido figurado da palavra, nobre quer dizer: que mostra grandeza de comportamento, elevação moral, distinção, que não faz acepção de pessoas; são pessoas justas com as outras, não sentem melhores do que os outros.
Nós como servos do Senhor demonstramos esta nobreza no nosso comportamento diário.
Fé – A fé é algo que a gente não vê, não pega, mas sentimos e confiamos naquele que foi capaz de dar a sua vida por nós, Jesus.
Fé – O homem creu na Palavra, teve  – recebeu a graça de Deus (graça quer dizer favor não merecido).
Nós não vemos Jesus, mas nós cremos que ele existe. Cremos que ele ouve a nossa oração e tem poder não só para curar o nosso físco, mas principalmente a nossa alma.
As crianças, intermediários e adolescentes são como o filho de um nobre homem e muitas vezes por uma fraqueza ficam com a alma enferma, mas pela fé da sua oração feita a Deus, em nome de Jesus, reconhecendo a fraqueza, a dependência de Deus, pela fé de um pai que intercede, pela fé de uma igreja que zela por seus membros, Jesus opera e mesmo que o filho esteja longe, Ele vem com Sua graça e restabelece a saúde espiritual trazendo este filho à vida novamente.

“Ontem às sete horas a febre o deixou. Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa.
Jesus fez este segundo milagre, quando ia da Judéia para a Galiléia”. João 4: 52 a 54

Um comentário:

  1. QUE BOM MARCELLY,QUE DEUS TE ABENÇÕE,FIQUEI MUITO FELIZ.

    VANIA.

    ResponderExcluir